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Lição #1 de 3:
Por Que a 🇨🇳 China Está Dominando Quase Todos os Mercados do Mundo

De Ricardo Geromel, Sócio da StartSe

Direto de Xangai, China

Como não ter empresas medrosas se tornou a grande chave do crescimento chinês

China

Caro Leitor,

Ao falarmos em China temos diante de nós um mercado extremamente competitivo e expansivo.

Isso porque para os empresários chineses, empreender e crescer rápido tornaram-se as duas coisas mais importantes de suas vidas empresariais.

E isso vale para todas as indústrias, sem exceção.

As empresas chinesas buscam sempre se posicionar primeiro que as demais concorrentes. Mesmo que para isso eles precisem se reinventar e tentar estratégias ousadas.

Em outras palavras: os chineses não são medrosos.

O resultado disso é uma nação líder no mercado de varejo digital e nas tecnologias financeiras.

E todas essas empresas cresceram quando elas estavam em seu pior cenário como você lerá a seguir…

 

Os Gigantes do Varejo Digital...

 

Em meados dos anos 2000 não havia nenhuma grande varejista na China.

Enquanto nos EUA o Walmart era um nome presente e no Brasil empresas como Lojas Americanas e outras estavam em quase todos os lugares…

Na China isso era tão raro quanto água no deserto.

Ao mesmo tempo que a classe média chinesa crescia a uma velocidade absurda em um país de dimensões continentais…

Faltavam lugares para essas mesmas pessoas comprarem.

Isso favoreceu o desenvolvimento de empresas de comércio eletrônico que conseguiram LeapFrog nesse mercado.

Esse termo é baseado em um conceito de Joseph Schumpeter.

Ele explica que empresas que monopolizam um mercado com base em tecnologias já existentes, possuem menos motivos para inovar do que empresas mais novas e dispostas a assumir riscos.

Parece um conceito simples, porém pouquíssimas empresas a aplicam.

Se você tem uma empresa grande, que tem um jeito próprio de funcionar e que tem dado certo nos últimos anos…

A chance de você estar estagnado enquanto outra empresa “nanica” corre atrás de todas as tecnologias possíveis para te ultrapassar é enorme.

Isso fez na China várias pequenas empresas saírem do patamar de “nanicas offline” para gigantes online sem passar por todas as fases “tradicionais” de crescimento e escala de negócios que uma varejista tradicional passa…

Crescimento rápido, em pouquíssimo tempo, graças à tecnologia e à coragem dos seus líderes.

A JD.com, por exemplo, cresceu a tal ponto que construiu suas próprias ferrovias para facilitar as entregas aos longínquos vilarejos chineses (imagine um país daquele tamanho, como funcionava a malha logística algum tempo atrás).

Isso trouxe acesso a dezenas de milhões de chineses que não conseguiam comprar online devido a essas distâncias absurdas…

Isso atingiu em cheio aquela população que tinha dinheiro, mas não tinha lojas físicas no local para comprar.

Graças às limitações que a China tinha para criar grandes varejistas offline – por limitação tecnológica ou econômica…

Criou-se naquele momento um modelo de rápido crescimento econômico baseado em vendas totalmente online.

Tornando, assim, o mercado varejista online muito mais barato e capaz de alcançar milhões de pessoas…

Enquanto empresas ocidentais fazem isso através de um crescimento mais lento.

Eu quero que você aprenda nesta lição o seguinte:

Sabendo olhar para as limitações do seu mercado e gerando estratégias inovadoras e corajosas muitas vezes… qualquer empresário conseguirá dar uma rasteira na sua concorrência..

Por 2 motivos muito simples:

  • Ou os concorrentes não estão vendo o mesmo que você enxerga…

  • Ou eles simplesmente não tem coragem de arriscar algo novo, com receio de comprometer sua posição atual.

O próprio CEO e fundador da JD.com, Richard Liu, é enfático com relação ao sucesso da empresa: “ao copiar modelos de negócios de outras empresas você está condenado ao fracasso”.

O resultado disso é que até 2020 o mercado chinês passe a valer mais do que o mercado dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha e França todos juntos, segundo estudos da empresa de pagamentos Adyen.

E você, está olhando para o seu negócio com medo ou coragem de transformá-lo?

Quer tomar à frente dessas inovações ou está esperando uma concorrente mais capacitada passar na frente de você?

Se você quiser saber mais desse mercado, aguarde então a nossa próxima lição.

Enquanto isso, comente abaixo quais são as suas percepções sobre seus concorrentes e seu mercado. Isso é de muito valor para nós da StartSe!