Após meses de preparo e planejamento, finalmente o grande dia chegou…
À sua frente se estende uma imensa área montanhosa com mata fechada. Definitivamente um convite à aventura.
Sem pensar muito, você começa a seguir a trilha que marca o caminho em meio à grama rasteira…
Após algumas horas caminhando por entre a vegetação densa, é possível perceber uma pequena lareira à frente…
Mesmo com a pouca luz que atravessa a folhagem da mata, seus olhos são atraídos por algumas manchas amarronzadas que parecem se mover…
Por precaução, você decide pegar os binóculos na bolsa antes de prosseguir.
Através das lentes é possível identificar uma família de ursos pardos. Trata-se de uma fêmea com dois filhotes, estes com não mais de 1 ano, visto ainda possuírem o característico colarinho branco na pelagem.
Para piorar, você vê que a fêmea está se apoiando apenas nas patas traseiras… sua altura ereta é de pouco mais de 2,20 metros e ela olha fixamente para sua posição…
O animal deve pesar por volta de 250kg.
Os ursos possuem ótima visão, mas o que mais lhe preocupa é o fato de que podem sentir o odor de presas e predadores a longas distâncias.
Em breve, ela saberá sua localização e fugir de um ataque é quase impossível.
Quando nos deparamos com ursos, o que fazer?
A resposta parece óbvia…se afastar.
Entretanto, a maioria das pessoas não toma essa decisão no mundo dos negócios… Elas acham que enfrentar “ursos” pode ser uma EXCELENTE IDEIA.
É tendência do ser humano buscar o que Peter Thiel (autor do Livro de Zero a Um) chama de “progresso horizontal”…
O que é isso?
Simples, significa copiar coisas que funcionam.
Isso ocorre em diversos níveis:
Seja quando você faz um trabalho burocrático e repetitivo sem realmente entender se isso é útil para a organização ou para sua carreira…
Seja quando montamos um novo empreendimento copiando ideias e conceitos já existentes.
Copiar é fácil… Estamos em terreno conhecido… Existe a sensação de que as chances de sucesso serão maiores, afinal de contas, alguém já percorreu esse caminho e testou a ideia.
Engano!
Quem segue rastros de outras empresas , invariavelmente encontra os “ursos” agressivos da concorrência.
Eles possuem as “presas” afiadas de um branding bem estabelecido, “gordura” financeira e equipe com “tamanho” considerável. Além de conhecerem bem o ambiente em que vivem.
A história está repleta de empresas que ao seguir rastros acabaram sendo “devoradas”…
Inovar é mais do que algo importante, na verdade, é crucial para sua sobrevivência no longo prazo.
Um dos casos mais emblemáticos é o da Apple…
Em 1995, a empresa produziu o maior número de computadores que já vendera – 4,7 milhões de Macs no mundo inteiro -, porém queria ainda mais. Queria ser como a Microsoft.
A estratégia adotada na época foi licenciar o sistema operacional do Macintosh para vários outros fabricantes, entre os quais a Power Computing, a Motorola, a Umax e outros.
No entendimento dos executivos da Apple, essas máquinas “clonadas” fariam crescer a participação dos Macs no mercado.
Infelizmente, não foi o que aconteceu…
A participação de mercado dos Macs permaneceu praticamente a mesma e os fabricantes de clones ainda tiraram vendas da Apple.
Essas e outras decisões desastrosas geraram uma crise financeira imensa levando a empresa a beira da falência. Nos primeiros três meses de 1996, ela acumulava um prejuízo de 69 milhões de dólares e demitiu 1.300 funcionários.
Foi somente com a volta de Steve Jobs à direção da empresa que a Apple retomou seu caminho de inovação e consequentemente conseguiu sair do poço.
O lançamento de produtos INOVADORES como o iPod, o iPhone e o iPad finalmente levaram a empresa ao topo, tornando-a a marca mais valiosa do planeta.
Portanto, pare de se preocupar com a concorrência…
Não siga rastros!
Existe um caminho melhor e é isso que vou explicar para você nas próximas páginas…