Sobre

O Desafios Klabin é um programa realizado com apoio da Innoscience e da StartSe para selecionar startups que possam se tornar fornecedoras ou parceiras da Klabin.

Podem participar startups que possuam MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponíveis no mercado. Além disso, a startup deve ter uma solução que se conecte com um dos sete desafios disponibilizados pela Klabin (conheça-os abaixo).

Interessados devem fazer a inscrição por meio desta página. Um comitê de inovação formado por membros das empresas organizadoras irão filtrar e selecionar as startups para participar do Klabin Pitch Day (evento de pitch do programa).

Em seguida, as startups escolhidas serão convidadas para uma semana de Conexão, uma imersão com os profissionais da empresa para detalhar as oportunidades e desenhar propostas de pilotos. Os projetos mais aderentes aos desafios serão colocados em prática e, com base nos resultados dos testes, serão definidas as startups que podem se tornar fornecedoras ou parceiras.

Para mais informações confira o regulamento.

Diferenciais

Geração de novas receitas como fornecedor ou parceiro da Klabin

Conexão com áreas de negócio que atuam com metodologias reconhecidas internacionalmente

Visibilidade pela participação e parceria com uma empresa orientada para o desenvolvimento sustentável, que busca crescimento integrado e responsável

Teste e validação da sua solução junto a uma empresa líder do setor de celulose e papel

Cronograma completo

Como
Funciona

Inscrições

11 de junho a 8 de julho.

Avaliação das startups inscritas

09 a 15 de julho.

Divulgação das startups selecionadas

16 de julho.

Klabin Pitch Day (pitch presencial ou remoto)

02 de agosto.

Divulgação das startups aprovadas

06 de agosto.

Conexão e desenvolvimento dos pilotos

21 a 24 de agosto.

Divulgação das startups selecionadas para execução dos pilotos

28 de agosto.

Avaliação dos pilotos

29 de novembro.

Divulgação dos resultados dos pilotos

03 de dezembro.

Desafios Klabin

O que buscamos? Soluções para geração de energia, aplicações diversas, incorporação ao solo e enriquecimento de biomassa.

O que buscamos? Novas tecnologias, paletes mistos, novos modelos de negócio e redução de custos.

O que buscamos? Soluções para redução da geração e impactos da poeira e pavimentações alternativas de vias e estradas.

O que buscamos? Novas tecnologias industriais, IoT, robotização e aumento de eficiência.

O que buscamos? Tecnologias de transmissão de dados e comunicação em locais remotos, tecnologias via satélite, telefonia, frequência de radio, redes analógicas, nuvem, etc. Devem haver opções de transmissão de pacotes pequenos em tempo real e volumes massivos em janelas diárias.

O que buscamos? Aplicação de blockchain, workflow, gestão de documentos e IoT.

O que buscamos? Aplicação de blockchain, workflow, automação de processos e analytics.

Quem somos

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. É também a única companhia do País a fornecer ao mercado solução em celuloses de fibra curta (eucalipto), fibra longa (pínus) e fluff, a partir de uma unidade industrial totalmente projetada para essa finalidade. Empresa brasileira, fundada em 1899, possui atualmente 18 unidades industriais (17 no Brasil, em oito Estados, e uma na Argentina) e gera mais de 18 mil empregos (diretos e indiretos). A Klabin conta com escritórios comerciais em oito Estados brasileiros, um na Áustria, e uma filial nos Estados Unidos, além de representantes e agentes comerciais em vários países.

A companhia foi a primeira no setor de celulose e papel no Hemisfério Sul a obter, em 1998, a certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (FSC-C022516), que atesta uma gestão que conserva os recursos naturais, proporciona condições justas de trabalho e estimula boas relações com a comunidade.

Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico – sistema que mescla matas nativas preservadas com florestas plantadas–, a companhia possui 224 mil hectares plantados com pínus e eucalipto e 214 mil hectares de matas nativas preservadas.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Perguntas Frequentes - FAQ

Não. O programa não envolve mentoria e sim curadoria, com o objetivo de criar conexão entre a Klabin e o ecossistema de startups.

O programa é destinado apenas a startups que já tenham MVP (Produto Mínimo Viável) validado.

A Klabin poderá contratar ou estabelecer parceria comercial com a startup, mas não fará aporte de recursos em forma de investimento.

É um programa de conexão rápida com previsão de finalização em dezembro de 2018.

Não, a propriedade intelectual do projeto pertence à startup e será utilizada apenas de acordo com os termos estabelecidos nos desafios.

Com os projetos, a Klabin tem o objetivo de melhorar sua performance e eficiência operacional.

Aproximadamente 20 startups serão selecionadas para o Klabin Pitch Day.

Buscamos startups que tenham aderência aos desafios, que estejam no estágio de MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado ou que tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. A Klabin não busca fornecedores de tecnologia ou prestadores de serviços que façam projetos sob medida.

Para todos os desafios é preciso ter um produto em funcionamento.

A Klabin e a startup são signatárias do Regulamento que prevê confidencialidade sobre as informações de ambas as partes.

Cada fase conta com critérios específicos que serão avaliados por especialistas do time da Innoscience, Startse e da Klabin. Para mais informações, acesse o regulamento.