O que éo programa?

O Germinar é o programa de conexão com startups da M. Dias Branco. É a oportunidade de Startups se relacionarem com a empresa, realizar um Piloto da solução ou tecnologia já desenvolvida, com o apoio de uma das maiores empresas de alimentos no Brasil. O programa está estruturado em dois eixos centrais:

(I) Inovação no Negócio Atual, estruturado em função de temas Marketing, Logística e Industrial totalizando 9 Desafios, e
(II) Inovação em Novos Negócios, estruturado em função de tendências e categorias de produtos, priorizadas em Desafio único.

As Startups de Inovação no Negócio atual poderão ser contratadas como fornecedoras ou parceiras da empresa. As Startups de Inovação em Novos Negócios poderão discutir parcerias ou até receber investimentos da M. Dias Branco. O objetivo da M. Dias Branco com o programa é encontrar novas formas de inovar e aumentar a rentabilidade do negócio.

Quemestamos buscando?

O Germinar não é um programa de ideias! A conexão ocorrerá com startups que já tem pelo menos um MVP e que possuam a capacidade de operar um teste rapidamente.

Desafios   

A M. Dias Branco priorizou 10 desafios estratégicos descritos para se conectar com startups divididos nos 2 eixos: Inovação no Negócio Atual (Desafios de Marketing, Logística e Industrial) e Inovação em Novos Negócios (Desafio de Novos Produtos).

A previsão de vendas é um instrumento estratégico para o planejamento da cadeia de abastecimento da M. Dias Branco. O modelo estatístico atualmente utilizado para previsão de vendas de Massas e Biscoitos possui oportunidades de melhorias, especialmente em pontos relacionados a assertividade de itens com alta variabilidade de demanda devido a elevada elasticidade por preços e ação comercial, necessidade de rápido replanejamento e visualização de atualizações por parte do comercial para sinalização de demandas por oportunidade e geração da previsão de demanda em nível mais desagregado, chegando a granularidade SKU/CD/Cliente por semana.

O objetivo da M. Dias Branco é encontrar uma solução que permita um rápido planejamento na geração de uma previsão de demanda mais desagregada, com maior assertividade e agilidade na troca de informações colaborativas.

A M. Dias Branco conta com um portfólio de mais de 1500 produtos, o que torna a melhoria contínua do controle do shelf life do estoque, inventário e principalmente a rastreabilidade dos produtos, parte fundamental do processo.

Atualmente, o controle é efetivo, com oportunidades de aumento de visibilidade do giro e maximização da rastreabilidade dos produtos. A companhia deseja encontrar soluções que aumentem ainda mais a eficiência do processo de rastreabilidade, que maximizem o controle do shelf life do estoque, com ampla visibilidade da vida útil dos produtos.

O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ferramenta de melhoria contínua importante nas operações fabris da M. Dias Branco. Porém, a falta de estruturação e organização dos planos gerados e executados diariamente reduz a visibilidade das ações tomadas e seus resultados por outras unidades fabris, e consequentemente o nível de divulgação de boas práticas entre os colaboradores espalhados em todo o país.

O objetivo da companhia é encontrar soluções para digitalização do processo de PDCA (Plan-Do-Check-Act), permitindo a visualização centralizada de ocorrências, responsáveis pela execução, resoluções e controle das diferentes linhas, turnos e fábricas do sistema M. Dias Branco.

Atualmente os apontamentos de situações de risco, incidentes e acidentes são feitos manualmente. Como esses registros não são digitalizados, há uma dificuldade em visualizar ocorrências de outras fábricas, bem como a identificação de potenciais padrões comportamentais que levam à ocorrências em função da localidade.

O objetivo da M. Dias Branco é encontrar soluções de imagem e vídeo para facilitar o registro desses apontamentos e suas resoluções, criando um banco de dados que permite monitorar tendências e padrões em comportamentos inseguros nas diferentes fábricas, auxiliando a equipe de Segurança do Trabalho a atuar de maneira preventiva.

A Gestão de Almoxarifados da M. Dias Branco recebe solicitações de materiais 24 horas por dia. As aprovações dos pedidos seguem um fluxo de aprovação, com várias etapas, dependente dos gestores do setor. Como cada planta faz o seu controle individual da informação, o risco de duplicidade de códigos de itens é alto. O controle de ativos – especialmente inativos – também fica sob a responsabilidade do Almoxarifado, e falta uma rápida visualização da localização e do estado do item.

A M. Dias Branco busca soluções para auxiliar na criação de um fluxo de aprovação e monitoramento online das requisições de peças e visualização dos ativos em estoque. Além disso, deseja ter a consulta automática dos estoques antes da colocação de uma Requisição de Compra e, caso seja possível, o disparo automático dos processos para disponibilização do material para o solicitante.

A empresa maneja uma diversidade de resíduos sólidos, incluindo compostos orgânicos (gerados no processo produtivo ou através do retorno de produtos do mercado), sobras de embalagem, madeira e materiais de construção. Tal complexidade na matriz de resíduos, associada ao volume produzido, é um desafio na destinação adequada desses rejeitos.

O objetivo da M. Dias Branco é encontrar soluções técnicas e economicamente viáveis que promovam a destinação sustentável dos rejeitos sólidos.

Hoje, diversos parâmetros de controle de linha — como temperatura e pressão de forno, velocidade de esteira, peso, consumo de gás e energia — são registrados online, o que gera um grande banco de dados. Correlacionar os diversos parâmetros coletados e os indicadores de desempenho da linha de produção de biscoitos permite otimizar os resultados de eficiência, controle de peso, cor do produto e consumo de energia e gás.

Diante disso, a M. Dias Branco deseja encontrar soluções que permitam correlacionar esses parâmetros com os melhores resultados de desempenho do processo, para adequação dos padrões a estas situações otimizadas.

A lição Ponto a Ponto (LPP) ou Lição de 1 Ponto (LUP) é uma ferramenta de capacitação usada na metodologia TPM e WCM. As LPPs são elaboradas por muitas pessoas que treinam seus colegas de trabalho. É feita em papel e digitalizada em bibliotecas com dificuldade de pesquisa.

A empresa busca um aplicativo móvel que ajude na elaboração da LPP e que permita inserir fotos e vídeos, sendo estas cadastradas após fluxo de aprovação e disponibilizadas em biblioteca com mecanismo eficaz de busca.

A M. Dias Branco entende que os hábitos alimentares dos consumidores mudaram. Hoje, eles buscam naturalidade, saudabilidade e praticidade nos produtos.

O objetivo da M. Dias Branco é diversificar o mix atual agregando produtos saborosos (doces ou salgados) tanto quanto a expansão do mesmo através de parcerias.

O varejo brasileiro no setor de Alimentos ainda é majoritariamente físico, e as informações de Vendas neste canal ainda é obtida de maneira restrita e com baixa agilidade, sem a visibilidade necessária do que efetivamente acontece nos pontos de venda, o tratamento destas informações – de diferentes fontes – demanda grande esforço operacional.

A empresa busca uma solução que possibilite a consolidação e cruzamento ágil de informações, o tratamento e a análise desses dados (incluindo Sell in / Sell out), com visualização amigável, e que forneça insights relevantes para o desenvolvimento de Planos de Marketing e apoio a novas oportunidades de Negócio.

Comofunciona

Descrição

O programa está estruturado nas 5 fases abaixo descritas, entre 13 de Março e 30 de Outubro de 2019.

Inscrição

Aberta para startups de todo o Brasil, até o dia 21/Abril.

Filtro

Seleção de até 30 startups para apresentação no Germinar Day, em São Paulo/SP, nos dias 22 e 23/Maio.

Imersão

Imersão em cada um dos desafios junto à área responsável da M. Dias Branco, em São Paulo/SP, de 10 a 13/Junho.

Piloto

Teste da solução/tecnologia apresentado pela Startup em ambiente M. Dias Branco ou discussão de parceria e investimento, com local de prova a ser definido pela M. Dias Branco, de 24/Junho a 04/Outubro.

Avaliação

Apresentação de resultados para avaliação e possível parceria comercial ou investimento com a M. Dias Branco, em São Paulo/SP, no dia 17/Outubro.

Por queparticipar?

Oportunidade de testar sua solução/tecnologia com uma grande empresa líder em seu setor.

Possibilidade de contratação como fornecedor ou parceiro da M. Dias Branco sem nenhuma cessão de participação (equity do negócio).

Networking, visibilidade e chancela de uma grande empresa líder em seu setor.

Possibilidade de recebimento de aporte de recursos em forma de investimento em condições a serem discutidas caso a caso (para Desafio de Novos Negócios)

Programa focado em gerar negócios de forma rápida sem impactar a sua agenda de trabalho com mentorias, capacitações e eventos.

Para maiores informações, veja o Regulamento do Programa.

FAQ 

Para Inovações no Negócio atual, o programa objetiva a conexão com startups, com os fins de (I) Parceria (oferta de serviços ou produtos conjuntamente) ou (II) Fornecedor (fornecimento de solução). A propriedade intelectual original da solução/insumo/produto apresentado continua sendo da startup. Para Inovações em Novos Negócios, potenciais investimentos em Equity poderão ser discutidos, dependendo da aderência da solução/insumo/produto à estratégia da M. Dias Branco.

Não, o programa é destinado a startups que já tenham um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala até aquelas que já tenham receita e estejam no mercado.

A M. Dias Branco poderá contratar a startup como fornecedora ou fazer uma parceria comercial no eixo de Inovação no Negócio Atual. Para o eixo de Inovação em Novos Negócios, poderá ser feito aporte em forma de investimento.

Sim, o programa é aberto a todas startups baseadas no Brasil, que possam atender aos desafios do Programa. A participação no Germinar Day poderá ser realizada de maneira remota para as startups baseadas fora de São Paulo. Entretanto, a Semana de Imersão e Apresentação dos Resultados do Piloto demandam a presença dos empreendedores no local do evento.

Não, apenas as selecionadas na fase de Filtro.

Não. Esse é um programa focado, de conexão rápida.

Não. A propriedade intelectual do seu projeto continua sendo sua.

Sobre     

Empresa nacional com mais de 65 anos no setor de Alimentos no Brasil, com mais de 20.000 colaboradores em todo o país

Atua com 19 marcas nos mercados de Biscoitos, Massas, Farinha/Farelo de Trigo, Margarina, Torradas, Snacks, Bolos/Mistura para Bolos, e Chocolate

Líder nacional em Massas e Biscoitos

Produtos distribuídos em todos os tamanhos de varejo, exportados para mais de 25 países

Equipe com mais de 20.000 colaboradores

Empresa de capital aberto, com Valor de Mercado de R$ 15,5 bilhões (referente ao pregão B3 de 08/03/2019)

Receita líquida de R$ 6,0 bilhões em 2018, com mais de R$ 300 milhões investidos no ano

Marcas        

Sobre      

Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados e lucrar com a inovação. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Germinar com a M Dias Branco.

Sobre     

StartSe é uma plataforma de conexão, que usa a educação e a informação para fortalecer o ecossistema de startups. A StartSe é responsável pela divulgação do programa e captação de startups para participação no mesmo.