Desafios 
A M. Dias Branco priorizou 10 desafios estratégicos descritos para se conectar com startups divididos nos 2 eixos: Inovação no Negócio Atual (Desafios de Marketing, Logística e Industrial) e Inovação em Novos Negócios (Desafio de Novos Produtos).
A previsão de vendas é um instrumento estratégico para o planejamento da cadeia de abastecimento da M. Dias Branco. O modelo estatístico atualmente utilizado para previsão de vendas de Massas e Biscoitos possui oportunidades de melhorias, especialmente em pontos relacionados a assertividade de itens com alta variabilidade de demanda devido a elevada elasticidade por preços e ação comercial, necessidade de rápido replanejamento e visualização de atualizações por parte do comercial para sinalização de demandas por oportunidade e geração da previsão de demanda em nível mais desagregado, chegando a granularidade SKU/CD/Cliente por semana.
O objetivo da M. Dias Branco é encontrar uma solução que permita um rápido planejamento na geração de uma previsão de demanda mais desagregada, com maior assertividade e agilidade na troca de informações colaborativas.
A M. Dias Branco conta com um portfólio de mais de 1500 produtos, o que torna a melhoria contínua do controle do shelf life do estoque, inventário e principalmente a rastreabilidade dos produtos, parte fundamental do processo.
Atualmente, o controle é efetivo, com oportunidades de aumento de visibilidade do giro e maximização da rastreabilidade dos produtos. A companhia deseja encontrar soluções que aumentem ainda mais a eficiência do processo de rastreabilidade, que maximizem o controle do shelf life do estoque, com ampla visibilidade da vida útil dos produtos.
O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ferramenta de melhoria contínua importante nas operações fabris da M. Dias Branco. Porém, a falta de estruturação e organização dos planos gerados e executados diariamente reduz a visibilidade das ações tomadas e seus resultados por outras unidades fabris, e consequentemente o nível de divulgação de boas práticas entre os colaboradores espalhados em todo o país.
O objetivo da companhia é encontrar soluções para digitalização do processo de PDCA (Plan-Do-Check-Act), permitindo a visualização centralizada de ocorrências, responsáveis pela execução, resoluções e controle das diferentes linhas, turnos e fábricas do sistema M. Dias Branco.
Atualmente os apontamentos de situações de risco, incidentes e acidentes são feitos manualmente. Como esses registros não são digitalizados, há uma dificuldade em visualizar ocorrências de outras fábricas, bem como a identificação de potenciais padrões comportamentais que levam à ocorrências em função da localidade.
O objetivo da M. Dias Branco é encontrar soluções de imagem e vídeo para facilitar o registro desses apontamentos e suas resoluções, criando um banco de dados que permite monitorar tendências e padrões em comportamentos inseguros nas diferentes fábricas, auxiliando a equipe de Segurança do Trabalho a atuar de maneira preventiva.
A Gestão de Almoxarifados da M. Dias Branco recebe solicitações de materiais 24 horas por dia. As aprovações dos pedidos seguem um fluxo de aprovação, com várias etapas, dependente dos gestores do setor. Como cada planta faz o seu controle individual da informação, o risco de duplicidade de códigos de itens é alto. O controle de ativos – especialmente inativos – também fica sob a responsabilidade do Almoxarifado, e falta uma rápida visualização da localização e do estado do item.
A M. Dias Branco busca soluções para auxiliar na criação de um fluxo de aprovação e monitoramento online das requisições de peças e visualização dos ativos em estoque. Além disso, deseja ter a consulta automática dos estoques antes da colocação de uma Requisição de Compra e, caso seja possível, o disparo automático dos processos para disponibilização do material para o solicitante.
A empresa maneja uma diversidade de resíduos sólidos, incluindo compostos orgânicos (gerados no processo produtivo ou através do retorno de produtos do mercado), sobras de embalagem, madeira e materiais de construção. Tal complexidade na matriz de resíduos, associada ao volume produzido, é um desafio na destinação adequada desses rejeitos.
O objetivo da M. Dias Branco é encontrar soluções técnicas e economicamente viáveis que promovam a destinação sustentável dos rejeitos sólidos.
Hoje, diversos parâmetros de controle de linha — como temperatura e pressão de forno, velocidade de esteira, peso, consumo de gás e energia — são registrados online, o que gera um grande banco de dados. Correlacionar os diversos parâmetros coletados e os indicadores de desempenho da linha de produção de biscoitos permite otimizar os resultados de eficiência, controle de peso, cor do produto e consumo de energia e gás.
Diante disso, a M. Dias Branco deseja encontrar soluções que permitam correlacionar esses parâmetros com os melhores resultados de desempenho do processo, para adequação dos padrões a estas situações otimizadas.
A M. Dias Branco entende que os hábitos alimentares dos consumidores mudaram. Hoje, eles buscam naturalidade, saudabilidade e praticidade nos produtos.
O objetivo da M. Dias Branco é diversificar o mix atual agregando produtos saborosos (doces ou salgados) tanto quanto a expansão do mesmo através de parcerias.
O varejo brasileiro no setor de Alimentos ainda é majoritariamente físico, e as informações de Vendas neste canal ainda é obtida de maneira restrita e com baixa agilidade, sem a visibilidade necessária do que efetivamente acontece nos pontos de venda, o tratamento destas informações – de diferentes fontes – demanda grande esforço operacional.
A empresa busca uma solução que possibilite a consolidação e cruzamento ágil de informações, o tratamento e a análise desses dados (incluindo Sell in / Sell out), com visualização amigável, e que forneça insights relevantes para o desenvolvimento de Planos de Marketing e apoio a novas oportunidades de Negócio.