O que é o programa

O Programa Liberty Open CoLab é uma iniciativa de parceria da Liberty Seguros com startups. É a oportunidade de startups se relacionarem com uma das empresas líderes no setor para criar uma solução inovadora de seguros através da realização de um piloto/prova de conceito.

As startups poderão ser contratadas como fornecedores ou parceiros da empresa.

O objetivo da Liberty Seguros com o programa é construir um protótipo para iniciar os testes de mercado até março de 2020.

Quem estamos buscando

O Programa Liberty Open CoLab busca startups que tenham soluções relacionados aos desafios listados e que estejam no estágio de MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado. Serão aceitas também startups cujo produto ou serviço já estejam operacionais no mercado. Startups de todo Brasil são bem-vindas no programa.

Porque a Liberty está criando o Programa Liberty Open CoLab

Inovação é um dos principais pilares estratégicos da Liberty Seguros, que passa por um momento onde processos internos estão sendo revisados e novas oportunidades vêm sendo exploradas. Reduzir processos repetitivos é um objetivo que traz valor para a companhia, que consegue concentrar seus esforços e recursos em outros aspectos do negócio; e traz valor para os clientes, que poderão desfrutar de um seguro mais enxuto e com mais benefícios.

Também existe a oportunidade de ampliar a gama de clientes da companhia. Mesmo com uma participação expressiva na economia, apenas uma pequena parcela dos brasileiros possui algum tipo de seguro, o que nos mostra uma oportunidade de explorar novos clientes. Buscamos uma nova forma de alcançar as pessoas, gerando valor, sentido e engajamento para nossos clientes.

Desafios

A Liberty Seguros procura startups que tenham soluções relacionadas a 5 componentes que, uma vez integrados, farão parte da solução a ser testada.

Geração de Ação Preventiva e Preditiva para redução de sinistros

Buscamos startups que aplicam Machine Learning e tecnologia de análise de dados para geração ações preventivas para redução do volume de sinistros.

Tecnologia para Automação de Processos

Uso da tecnologia para automação de processos e redução de custos operacionais.

Redução de Fraude

Tecnologias e Soluções que visam identificar e prever a ocorrência de fraudes em seguros

Produtos para não segurados

Soluções de produtos e serviços altamente relacionadas com seguros (auto, vida, residência) voltado para clientes que hoje não possuem interesse no seguro tradicional

Meios de Pagamento

Soluções de meios de pagamento e carteira digital para compra e venda de serviços avulsos de forma digital.

Sobre a Liberty Seguros

Fazemos parte do Grupo Liberty Mutual, uma multinacional com presença em diversos países, sendo o Brasil a maior operação fora dos EUA.

A Liberty Seguros atua no mercado brasileiro desde 1996 e está entre os maiores grupos seguradores do país. Com prêmios de R$3,4 bilhões e uma carteira com mais de 1,8 milhão de segurados, tem cerca de 1,8 mil funcionários, em filiais em todo Brasil.

Com mais de 18 mil corretores em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio com soluções de seguros para pessoas físicas, empresas e grandes riscos e está presente em diversos canais de venda. É pioneira em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity) e é especialista na venda no canal Concessionária, por meio da marca Indiana Seguros.

Como funciona

O programa é composto por 5 fases abaixo descritas, entre 11 de novembro até 27 de marçode 2020.

Screening

Inscrições abertas até o dia 13/12.

Avaliação

Seleção através das inscrições e ações junto ao ecossistema de startups. As escolhidas se apresentarão para uma banca da Liberty Seguros no Pitch Day no final de jan/20

Conexão

Detalhamento dos requisitos do desafio por parte da Liberty Seguros e das soluções por parte das startups. A partir desse detalhamento, será avaliada a capacidade de estruturação e realização de um Piloto/Prova de Conceito que deverá ocorrer em Fev/20

Piloto

Realização de Piloto/Prova de Conceito para testar e avaliar a solução, em ambiente controlado e de pequena escala.

Avaliação

Comparação entre os resultados esperados e os alcançados, seguido de decisão sobre a continuidade e formato da relação entre a startup e a Liberty Seguros.

Por que participar

Receita

Oportunidade de gerar receita ao ser contratado como fornecedor ou parceiro da Liberty Seguros. Não há cessão de participação (equity do negócio) por parte da startup.

Piloto/POC

Oportunidade de testar sua solução em situações reais numa empresa inovadora, com participação significativa no mercado.

Conhecimento

Oportunidade de contato com Diretores, Gerentes e Especialistas da Liberty Seguros e receber feedback sobre a aderência de sua solução.

Visibilidade

Oportunidade de ter visibilidade e chancela de uma grande empresa.

Rapidez

Programa focado em gerar oportunidades de negócios de forma rápida e objetiva através da experimentação e validação das soluções.

Sobre a StartSe

StartSe é uma plataforma de conexão, que usa a educação e a informação para fortalecer o ecossistema de startups. A StartSe é responsável pela divulgação do programa e captação de startups para participação no mesmo.

Perguntas Frequentes

Não. O programa não envolve mentorias, capacitação e networking com outras startups. O programa objetiva a conexão com Startups com os fins de:
– Fornecimento (passar a ter a Liberty Seguros como cliente)
– Parceria (oferta de serviços ou produtos conjuntamente para clientes e/ou parceiros da Liberty Seguros)

Não, o programa é destinado a startups que já tenham MVP validado nos Componentes.
Não, a Liberty Seguros poderá contratar a Startup como fornecedora ou fazer uma parceria comercial para ofertar a solução da startup, mas não fará aporte de recursos em forma de investimento em troca de participação (equity).
Sim, faremos uso de recursos tecnológicos (vídeo conferência) na fase do Pitch Day enquanto na fase de Conexão a participação deve ser, preferencialmente, presencial.
Não. Esse é um programa focado, de conexão rápida para avaliar a pertinência de realizar um piloto ou prova de conceito de sua solução em um dos Desafios priorizados.
Não. A propriedade intelectual do seu projeto continua sendo sua e utilizada de acordo com os termos a serem discutidos quando do piloto e da contratação ou parceria.
Acesso a novas tecnologias e soluções que possam lhe dar mais eficiência operacional e criar soluções únicas para seus clientes.
Serão 10 startups selecionadas (independente do desafio) para a fase de Pitch onde se apresentarão para a Diretoria, Gerentes e Especialistas da Liberty Seguros. A partir daí serão selecionadas as startups com maior potencial para a fase de conexão e piloto sem um número pré-definido.
Startups que tenham ao menos um MVP estruturado e validado e que tenham soluções para 1 ou mais desafios listados.
Cada fase tem seus respectivos critérios que serão avaliados por parte do time da Liberty Seguros e do Startse.

Entrar em contato pelo e-mail: rodrigo.freitas@startse.com

www.startse.com