1) Desafios em Execução do Negócio
Desafios: existe uma complexidade no mercado para eficiência logística, assim como para o aumento ou declínio de preços da Nestlé em resposta ao ajuste de preços dos concorrentes, e evolução de claims de produtos conforme publicações de regulamentações da ANVISA ou MAPA. Os e-commerces possuem oportunidades de aumento de conversão de vendas que nem sempre estão mapeados pelas organizações. Por fim, muitas vezes acontece perda de vendas em lojas físicas devido a ruptura de estoque ou não comercialização de produtos em determinados PDVs.
Oportunidade: Buscam-se parceiros que tragam soluções para otimizar conversão em e-commerce, inteligência em pricing OFF+ON, otimização de claims de produtos, oportunidades de trade techs (gerenciamento de estoque ou distribuição), além de eficiência logística.
2) Outpatients
Desafios: não existe um monitoramento estruturado para pacientes que tiveram alta hospitalar e precisam de acompanhamento domiciliar ou extra hospitalar. Como a supervisão desses pacientes não é realizada de maneira padronizada ou dentro de hospitais, se torna difícil acompanhar sua evolução clínica em tempo real, detectar desnutrição ou até mesmo auxiliar no consumo adequado de medicamento ou dietas.
Oportunidade: Soluções como robótica poderiam apoiar os cuidadores e familiares na jornada de tratamento e nutrição de pacientes ou consumidores. IOT poderia auxiliar no tracking da melhora da condição nutricional, detectando inclusive desnutrição. Outra oportunidade é Food Recognition, para auxiliar na identificação do tipo de comida ingerida por pacientes ou consumidores.
3) Produtos
Desafio: as áreas de Health Aging e Gut Health estão em forte crescimento. Muitas soluções nutricionais de produtos estão sendo lançadas para atender às necessidades do consumidor em distintos sabores ou formatos. Além disso, a personalização de soluções nutricionais de produtos específicos é algo que se deve observar com muita atenção, para promover a melhora de resultado de cada consumidor individualmente. Com essa demanda crescente de personalização, a produção industrial em massa passa a se tornar um desafio e precisa se reinventar.
Oportunidade: Soluções para personalização de produtos, além de soluções de impressão de alimentos ou soluções nutricionais em 3D ou 4D. Também são oportunidades as inovações nutricionais existentes em Health Aging ou Gut Health.
4) Desafios em eHealth
Desafios: Os consumidores estão cada vez mais adeptos ao uso de novas tecnologias, wearables e gadgets a fim de melhorar sua condição nutricional ou saúde. Aliado a esse ponto, também está em alta uma grande tendência de pré-diagnósticos por meio de tracking de informações do consumidor junto a apps ou exames preventivos, evitando assim problemas futuros de saúde. O grande desafio é que a indústria de saúde ainda não utiliza essas informações ou agrega nas suas soluções de negócio.
Oportunidade: Procura-se realizar a avaliação da condição nutricional ou clínica de pacientes e consumidores, por meio de biometria com o uso de wearables e gadgets. Também é uma oportunidade a utilização de testes laboratoriais sob demanda (DNA, Vitamina D, Glicose,…), que ajudem a identificar as necessidades do consumidor. Por fim as inovações em AR/VR ou realidade mista para uso com fins educacionais, podem engajar o consumidor ou paciente no seu tratamento nutricional, além de possibilidades de pré-diagnósticos clínicos (preventivos) de pacientes.