Sua startup tem soluções para o setor de Óleo & Gás?

Conheça os desafios do Ocyan Waves Challenge e torne-se parceiro da Ocyan, uma das maiores prestadoras de serviços no setor de Óleo & Gás do Brasil.

Inscrições abertas até 28/04/2019
Realização:
Gestão:
Plataforma Oficial:

desafios

O programa está estruturado para atender demandas do negócio atual da Ocyan, com foco em seus desafios internos, tanto na operação como no ambiente corporativo, e soluções que gerem valor aos seus clientes. Clique em cada um dos desafios abaixo para mais informações

Buscamos uma solução que dê aos funcionários acesso a diversas funcionalidades do RH, permitindo de forma segura a interação e gestão das informações referentes a ele na empresa, como benefícios, contra-cheque, férias, treinamentos, esclarecimento de dúvidas e comunicações, dando a eles a opção de alterá-las ou inserir novas necessidades. É necessário também que possibilite o envio de comunicados relevantes sobre a empresa para o funcionário, como aviso de PLR, e a troca de informações entre o funcionário e o RH, pois parte do público não tem e-mail corporativo.

No dia a dia de uma embarcação são gerados inúmeros documentos de forma manual, como cartões de observação, formulários de inspeção de área, relatório de auditoria comportamental, relatório de auditoria de Permissão para Trabalho. Queremos que estes documentos sejam criados de forma digital, trazendo agilidade e inteligência aos dados coletados para um banco de dados em tempo real (power BI) para ajudar em tomadas de decisão, dando aos líderes acesso ao que está sendo feito nas embarcações e apoiando os times a trabalhar em pontos que estejam com desempenho insatisfatório.

Mais de 60% dos funcionários da Ocyan ficam embarcados e têm acesso restrito a meios de comunicação, inclusive e-mail e celular, o que dificulta a chegada de informações da empresa até eles sobre diversos assuntos. Nosso desafio é fazer com que todos tenham acesso às informações de forma efetiva, preferencialmente ao mesmo tempo do público onshore, criando engajamento e aumentando seu sentimento de pertencimento.

Hoje existe um controle manual de entrada e saída de funcionários das unidades marítimas, que dificulta a contagem dos integrantes durante a execução de Plano de Emergência. Nosso desafio é usufruir de uma solução tecnológica capaz de permitir localizar os funcionários de maneira rápida e segura nas unidades marítimas.

Procedimentos de recebimento e expedição de materiais integram tanto o financeiro como o supply chain e há a necessidade de otimização deste fluxo, melhorando a aprovação de documentos, notas fiscais e um controle automatizado dos materiais despachados. Buscamos soluções capazes de automatizar todo o fluxo dos pedidos e que permita incluir informações em documentos essenciais para os procedimentos padrões de logística.

Atualmente as informações das inspeções de equipamentos elétricos das operações offshore são preenchidas e repassadas de forma manual para a plataforma de gerenciamento de manutenção das unidades, o que resulta em baixa eficiência operacional, maior risco de falhas no preenchimento e perda de histórico. Buscamos soluções que permitam o preenchimento digital in loco dessas fichas, dando acesso ao histórico das inspeções de cada equipamento, mesmo durante a execução da inspeção.

O controle de drill pipes atualmente é realizado de forma manual que dificulta o monitoramento em tempo real da produtividade e integridade desses tubos. Procuramos soluções capazes de disponibilizar informações que permitam acessar dados sobre controle de horas rotacionadas, metros perfurados, entre outros parametros e que gerem análise de dados para compreensão da integridade e probabilidade de defeitos destes tubos durante a operação.

Há hoje um alto custo de manutenção e reparo do BOP (Blowout Preventer) por ausência de informações sobre sua produtividade e integridade. Buscamos soluções capazes de auxiliar no monitoramento em tempo real do BOP para identificar e predizer falhas que geram perda operacional (downtime).

A PLATAFORMA

Ocyan Waves é uma plataforma criada pela Ocyan que contará com iniciativas de inovação aberta e fechada em busca de soluções inovadoras para melhorar suas operações, trazendo maior eficiência e segurança a seus colaboradores e clientes, e incentivar o ecossistema de startups, contribuindo para a nova geração de fornecedores do setor de óleo e gás no Brasil e no mundo. O primeiro programa da plataforma é o Challenge, que em breve será acompanhado por outras iniciativas que completarão um ecossistema inovador para a Ocyan e seus stakeholders.

O PROGRAMA

Queremos contribuir para o desenvolvimento da próxima geração de fornecedores do setor de Óleo & Gás
O Ocyan Waves Challenge é o programa da Ocyan de conexão com startups. Por meio dele, startups têm a oportunidade de realizar um piloto dentro das instalações de uma grande empresa, em ambiente real, seja ele industrial ou corporativo, com o apoio de executivos e especialistas experientes. Ao final do programa, as startups poderão tornar-se fornecedoras ou parceiras da Ocyan.
Por que o Challenge?
Acreditamos que não há nada mais importante para uma startup do que ter um grande cliente como early-adopter de sua tecnologia, adquirindo seus produtos e serviços para gerar fluxo de caixa e ajudando-a a melhorar constantemente a sua solução por meio de feedbacks, construções em conjunto e acessos dos mais diversos. Do lado da Ocyan, a empresa terá a oportunidade de ter acesso a novas tecnologias e o contato com negócios altamente inovadores e ágeis para melhorar seus processos e operações.

Como Funciona

O programa está estruturado para atender demandas do negócio atual da Ocyan, com foco em dois pilares: seus desafios internos e soluções que gerem valor aos seus clientes, tanto na operação como no ambiente corporativo.

Cronograma completo

De 11/03/2019 a 28/04/2019

Inscrição

Aceitamos inscrições de startups de todo o país.
De 11/03/2019 a 28/04/2019
Maio

Pitch Day

Serão selecionadas até 20 startups para apresentarem suas soluções aos executivos da empresa.
Maio
Junho

Imersão

As startups selecionadas no Pitch Day irão se aprofundar nos desafios junto às áreas responsáveis. Ao fim, cada startup deverá apresentar uma proposta de piloto.
Junho
De julho a outubro

Piloto

Serão selecionadas até oito startups para rodarem um piloto em ambientes da Ocyan. Os pilotos serão avaliados e as startups poderão ser contratadas como fornecedoras da empresa.
De julho a outubro

quem estamos buscando

Startups que tenham aderência aos desafios lançados e que possuam, no mínimo, um MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado ou que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado.

Por que participar?

Piloto em uma grande empresa
Oportunidade de testar sua tecnologia em ambiente real e conhecer na prática problemas de uma grande empresa do setor;

Contratação
Possibilidade de contratação como fornecedor ou parceiro da Ocyan sem nenhuma cessão de participação (equity do negócio);

Networking
Acesso a players estratégicos do setor, incluindo todo o nosso time, engenheiros e conhecimento de mercado;

Visibilidade
Chancela de uma grande empresa como cliente ou parceiro, além de possível exposição na mídia.

Foco no seu negócio
Programa focado em gerar negócios e contribuir para o crescimento da sua startup.

Sobre

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável que provê soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A Ocyan dispõe atualmente de uma frota de seis unidades de perfuração, dois navios PLSV (pipe laying support vessel) e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading), com destaque para o FPSO Pioneiro de Libra. Além disso, desenvolve projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com

A Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados. Já realizou mais de 10 programas de conexão com startups com mais de 1500 inscrições, alcançando 93 pilotos aprovados que resultaram em 40 contratações entre as startups e empresas. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Ocyan Waves Challenge.

StartSe é uma plataforma de conexão, que usa a educação e a informação para fortalecer o ecossistema de startups. A StartSe é responsável pela divulgação do programa e captação de startups para participação no mesmo.

Perguntas Frequentes

Não, a Ocyan não fará investimento direto na sua startup, mas sim no piloto realizado quando houver necessidade. Além disso, sua startup, ao final do processo, poderá ser contratada como fornecedora da Ocyan.

Não, a Ocyan não ficará com equity da sua empresa.

Não, tudo o que for desenvolvido por sua startup durante o programa será de posse da sua startup.

Buscamos startups que já tenham, no mínimo, um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala até as que já tenham receita e estejam no mercado.

Não. O programa é destinado a startups que já tenham um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala ou até mesmo àquelas que já tenham receita e estejam no mercado.

Aceitamos startups de todo o Brasil.

Existem 4 momentos de seleção:
• das startups inscritas, serão selecionadas até 20 para o Pitch Day;
• neste evento, serão selecionadas quais irão para a fase de imersão;
• após a imersão, serão selecionadas até oito startups com maior aderência aos desafios e com as melhores propostas apresentadas para rodar um piloto.
• Os pilotos serão avaliados e serão escolhidas as empresas que serão contratadas pela Ocyan.

Não, este é um programa focado em criar conexões de negócio rápidas entre uma grande empresa e startups. Não faz parte de seu escopo mentorias ou capacitações de negócio.

Contatos – contato@ocyanwaves.com